Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar e editar seu próprio texto. É fácil.

O que são os NEDs?

Os NEDs - Núcleos de Estudos e Desenvolvimento em Gestalt-terapia serão órgãos do IGC, criados a partir de sua área pedagógica de atuação, com a missão de desenvolver e aplicar o conhecimento da Gestalt-terapia em torno de especificidades. Essas especificidades dizem respeito a formas de atuação em psicoterapia, áreas de estudo em psicologia e/ou clientela alvo dos serviços clínicos. Por exemplo: Núcleo de Atenção ao Idoso, Núcleo de Estudos em Psicopatologia.

 

Os Núcleos de Estudos do IGC

Objetiva pensar e aplicar a avaliação psicológica dentro de uma perspectiva da Gestalt-terapia.

Núcleo de Avaliação Psicológica

Propõe-se a examinar as dimensões e características dos atendimentos de urgência, incluindo a modalidade de plantão psicológico com suas possibilidades de leitura gestáltica.

Núcleo de Estudos sobre Atendimentos de Urgência

Pretende examinar as diversas concepções sobre o idoso e suas peculiaridades ligadas à Gestalt-terapia.

Núcleo de Atenção ao Idoso

Visa abranger as diversas concepções de família e as formas de atendimento das demandas que lhe são impostas contemporaneamente.

Núcleo de Atendimento Familiar

Intenciona o exame da psicopatologia e sua fundamentação a partir de uma perspectiva fenomenológica e hermenêutica.

Núcleo de Estudos em Psicopatologia

Tem como objetivo estudar as questões da infância e da adolescência, articulando suas condições com os princípios da Gestalt-terapia, ao mesmo tempo que examina e propõe novas formas de  entendimento.

Núcleo de Estudos da Infância e Adolescência

 

Composição dos membros

Os membros de cada um dos núcleos serão compostos por um coordenador e por alunos dos cursos do IGC (especialização, aprimoramento, etc.), bem como de alunos de outras faculdades. Os profissionais também poderão fazer parte dos Núcleos, desde que estejam de alguma forma vinculados ao IGC. O Coordenador do Núcleo será necessariamente um psicoterapeuta do Instituto e/ou docente do Curso de Especialização em Gestalt-terapia. Não há limite para o número de alunos que comporão os núcleos, sendo que cada coordenador deverá definir, juntamente com a direção, a forma de processo seletivo e os critérios a serem adotados para a seleção.

Atividades dos Núcleos

Farão parte das ações dos Núcleos atividades de estudo, tais como o Exame de Artigos, a revisão dos mesmos e a adoção de temas específicos a serem considerados. Também comporá atividade dos núcleos a organização e execução de Conferências Temáticas, de Sessões Clínicas (voltadas para o estudo e discussão de casos), a organização e execução de Oficinas, a implementação de Sessões Artísticas e a organização e execução de Cursos voltados para suas temáticas fins. Uma das atividades finais dos núcleos será a produção de artigos científicos, resultantes tanto de seus estudos como de suas atividades de extensão. Também poderá resultar como trabalho dos núcleos a produção de artigos que sejam aproveitados como Trabalho de Conclusão de Curso dos cursos dos cursos de Especialização do IGC.

  • Google+ - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Black Facebook Icon

Rua João Regino, 474 - Parque Manibura - Fortaleza / CE - 085 3271-1692
© 2020 by IGC - Instituto Gestalt do Ceará