PERGUNTAS FREQUENTES

O curso já começou. Ainda é possível me matricular?


Os cursos de Especialização tem uma tolerância de ingresso até o terceiro módulo para ingresso de novos alunos. No entanto, esses módulos devem ser repostos depois, junto com a próxima turma do mesmo curso. Caso sejam cursos de aprimoramento, a carga horária é variável e a secretaria deve ser consultada, afim de se checar a carga horária transcorrida e a possibilidade de reposição, quando necessário. Para o ingresso, basta entrar em contato com a secretaria e fazer a inscrição de acordo com a programação.




Como fico sabendo da programação de aulas dos cursos?


Você pode acessar a página calendário no site do IGC, onde consta toda a programação e, em caso de dúvidas, falar com a secretaria.




Como posso repor um dos módulos que perdi no curso?


Verificar com a coordenação as datas em que ocorrerão os módulos perdidos, que pode ser feito tanto através do calendário geral dos cursos do IGC, checar com a secretaria se há alguma pendência financeira (no caso de perda do módulo por falta, por exemplo) e logo após realizar solicitar a inscrição no módulo a se realizar.




Quero parar o curso. Qual o procedimento correto para trancamento de matrícula?


O trancamento do curso pode ser realizado livremente pelo aluno, durante o curso, mediante o preenchimento de formulário específico e com ônus financeiro, e ao final do semestre no ato da renovação de matrícula, sem ônus financeiro.

No caso de trancamento DURANTE o semestre, o aluno deve preencher o formulário disponível no site do IGC, pagar a taxa de solicitação de documentos e aguardar o contato da secretaria para tomada das demais providências. O ônus financeiro no caso de trancamento durante o semestre diz respeito a 20% do valor devido sobre o total de parcelas do semestre.




Quantas faltas posso ter nos cursos?


Você precisa ter a porcentagem de 75% de presença em todo o curso, sobre o total de horas de cada atividade, para poder receber certificado. Dessa maneira, para os cursos de Especialização, em uma atividade de 12 horas (aula de de final-de-semana ou módulo), o aluno deverá ter um total de presença de 9h. A falta integral na sexta-feira implica na reprovação do módulo e o aluno fica obrigado a repeti-lo.

Para os Cursos de Aprimoramento (que não são de Especialização), o percentual é calculado sobre o total de horas do curso. Se o curso for modular, o processo é semelhante ao do curso de Especialização. Dúvidas maiores poderão ser tiradas consultando diretamente a secretaria.




Que significa um curso teórico vivencial?


Significa que o curso apenas será levado a termo se os participantes se envolverem vivencialmente com as temáticas em curso. Ou seja, é a vida de cada um dos integrantes que será tematizada à medida que os conteúdos forem ministrados. A aprendizagem clínica signifca um compromentimento com os colegas de curso e consigo mesmo. Apenas assim o pensamento comum irá lentamente sendo transformado em pensamento clínico e na atuação necessária para se auxiliar os futuros clientes na resolução de seus problemas.




O que é um workshop residencial?


Workshop residencial é uma atividade específica e obrigatória do curso de Especialização Clínica em Gestalt-terapia do IGC. Trata-se de uma imersão em atividades de psicoterapia, onde os alunos se hospedam em um local indicado pelo IGC e se dispõem a trabalhar terapeuticamente durante uma sexta à noite, sábado (manhã, tarde e noite) e domingo de manhã. A participação nos workshops implica em um comprometimento consigo mesmo e com seu processo de mudança; um comprometimento com o processo de mudança dos colegas e do grupo, assim como um respeito com o setting e com as atividades propostas pelo IGC. É também através da participação ativa, do envolvimento com o processo de cada um e com o amadurecimento do grupo como um todo que o futuro gestalterapeuta se apropriará da sua prática clínica.




Sou obrigado a participar dos workshops residenciais?


A frequência nos workshops residenciais é obrigatória. No entanto, algumas pessoas podem, por motivos psicológicos particulares ou por compromissos inadiáveis, impedidas da participação. Nesse caso, o futuro gestalterapeuta terá a opção de faltar e realizar o workshop com outra turma, efetuando novo pagamento do módulo e da taxa de workshop; ou ainda realizar outro workshop disponível no mercado, desde que reconhecido e aprovado pelo IGC.




O que é uma Taxa de Workshop?


A taxa de workshop é uma valor arrecadado pelo IGC para auxiliar nas despesas extras referentes ao módulo. O workshop implica em aluguel de um espaço amplo e suficiente para acomodar todos os futuros gestalterapeutas. Implica em transporte até o local e em alimentação balanceada e adequada para as atividades a serem desenvolvidas. Essas despesas consideradas extras implicam na participação financeira dos futuros psicoterapeutas.





  • Google+ - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Black Facebook Icon

Rua João Regino, 474 - Parque Manibura - Fortaleza / CE - 085 3271-1692
© 2020 by IGC - Instituto Gestalt do Ceará