• IGC - Instituto Gestalt

Seis contribuições da pós para alavancar sua carreira em psicologia

Atualizado: 29 de Jan de 2019


Uma das principais preocupações do profissionais recém-formados é com a concorrência que certamente terá que enfrentar. Na área de psicologia, isso não é diferente.


Como exemplo, podemos citar a cidade de Fortaleza que conta hoje com 19 faculdades de psicologia, sendo 02 públicas e 17 privadas. Isso significa que semestralmente teremos um grande número de psicólogos e psicólogas chegando no mercado. A necessidade de ocupar um lugar ao sol, de viver bem da profissão é um motivo suficiente para qualqeur profissional pensar na alavancagem de sua carreira, e uma forma de se contribuir para isso é cursando uma pós-graduação.



Nesse Post


Nesse post você conhecerá seis contribuições que trazem um curso de pós-graduação, permitindo assim um processo de alavancagem de sua carreira e o colocando em melhores condições de competitividade:


I - o modo de crescimento profissional;

II - a possibilidade de valorização do currículo;

III - a abertura para novas possibilidades;

IV - a troca de experiência com colegas e profissionais;

V - o aumento da rede de contatos;

VI - o aumento no faturamento.


Se você pretende atuar em clínica, deve saber que devido a facilidade de se ingressar na vida de consultório, uma grande quantidade de recém-formados tem começado suas práticas clínicas. Mas também deve saber que essa é a área em que mais se afirma não ser possível viver da profissão como psicólogo. Esse, por si só, já parece ser um motivo suficiente para pensar em uma especialização em psicologia clínica:

Com a pós-graduação o profissional pode preparar-se de forma mais consistente para desenvolver as competências necessárias para atuar em psicologia clínica.


I - Crescimento profissional



O crescimento profissional diz respeito ao desenvolvimento de novas habilidades ou ao aprimoramento de outras. Aquelas habilidades aprendidas na faculdade precisam ser aprimoradas e desenvolvidas.

No que diz respeito à clínica, é necessário que o profissional tenha destreza em realizar um bom exame psicodiagnóstico, fazer um prognóstico adequado e estabelecer um bom plano de tratamento. Isso fará diferença não apenas na manutenção de seus pacientes, mas também na obtenção de outros, além fazê-lo melhor capacitado para atuar nas diversas situações que aparecerão na sua área.

Com isso, o profissional aumenta sua competência e também se torna mais competitivo. Com o aumento do número de profissionais no mercado, esse aspecto torna-se quase uma exigência.

II - Valorização do currículo


O bom currículo é aquele em que o profissional registra sua formação constante, suas práticas e criações, tornando-se então reconhecido tanto por colegas de profissão, quanto por instituições e organizações.

Todos sabem que o currículo nada mais é que o registro das atividades exercidas na sua profissão. O bom currículo é aquele em que o profissional registra sua formação constante, suas práticas e criações, tornando-se então reconhecido tanto por colegas de profissão, quanto por instituições e organizações.

No entanto, muitos podem ter dificuldades, no que se refere a possuir somente o diploma de graduação, pois não basta apenas ter feito um curso, mas é preciso fazer um bom curso. Sendo assim, uma especialização deve contemplar aulas práticas de atuação, deve estar atualizada com os novos conhecimentos construídos e deve permitir ser reconhecida por qualquer profissional ou organização, seja ela governamental ou não.

Isso sendo observado, o primeiro benefício da especialização é propiciar ao profissional o crescimento em seu currículo, de maneira mais acessível, fácil e decorrente de um tempo consistente com aquilo que pretende ensinar. Além disso, ela possibilita ao profissional dirigir sua prática para um âmbito bem especifico, de maneira a definir sua carreira profissional e criar identidade profissional.



III - Novas possibilidades de atuação


São raros os profissionais que se interessam exclusivamente por uma área. Encontrar outras formas de atuação, novas áreas de interesse ou até mesmo abrir a possibilidade de novos cargos são algumas das novas possibilidades que se abrem com uma pós-graduação.

Isso significa que um curso de Especialização é, portanto, um modo eficaz para aumentar as suas opções profissionais e de carreira, pois o profissional terá acesso a novos modos de olhar tanto para a prática clínica como para outras possibilidades dessa prática.

Um exemplo bem consistente é que, um psicólogo, ao fazer um curso de Especialização em Psicologia Clinica, pode atuar com mais eficácia em Postos de Saúde, em Hospital Geral, em PSF, com pacientes psiquiátricos, além de, dependendo da estrutura dessa formação, atuar como psicoterapeuta em consultório.



IV - Troca de experiência com colegas e profissionais


As trocas de experiência trazem o desenvolvimento de novas habilidades. Essas habilidades nos colocarão na condição de destaque no futuro.

Muitas vezes, após a terminar a faculdade o recém-formado fica sem espaços de interlocução. Uma das vantagens de um curso de especialização é poder explicitar o seu processo de trabalho e checar com colegas e professores o que estão fazendo em relação a isso e como pode, a partir da experiência deles, modificar ou aprimorar sua atuação. Isso fará muita diferença na melhoria da prática e na forma de entendimento da área de atuação.


Em uma especialização, o profissional poderá explicitar o seu processo de trabalho e checar com colegas e professores o que estão fazendo em relação a isso e como ele pode, a partir da experiência deles, modificar ou aprimorar sua atuação

V - Aumento da rede de contatos


Um dos fatores de sucesso na carreira diz respeito a uma boa rede de contatos ou network, como é comumente chamado. Pessoas que possuem uma boa network podem não apenas divulgar com mais eficiência seu trabalho como também ter acesso a maiores possibilidades e oportunidades de emprego e atuação profissional.

Por exemplo, propiciando mais acesso a processos seletivos, a divulgação de editais para concursos, maiores indicações como profissional competente, principalmente no que se refere à prática clínica.

Uma boa parte das indicações de um psicoterapeuta vem de seus colegas que o reconhecem como um profissional competente, capaz de atender um amigo, um parente ou mesmo uma pessoa que não se encaixa em sua possibilidade de atendimento.



VI - Aumento do Faturamento


Um profissional que conta com conhecimento a mais será mais considerado que outros, fazendo jus ao aumento de salário ou de honorários.

A maioria das pessoas quer, em sua profissão, um bom faturamento. Não importa se esse faturamento seja proveniente de salário ou se proveniente de honorários como profissional liberal.

O mais importante mesmo e fato incontestável é que, para o crescimento do faturamento, o profissional precisa obter uma excelente capacitação para suas atividades, de olho também nas exigências que o mercado de trabalho propõe.

Uma especialização pode ser um diferencial no currículo. Um profissional que conta com conhecimento a mais será sempre mais considerado que outros, aumentando não apenas sua referência por futuros clientes, mas dando-lhe possibilidade de melhor fazer jus ao aumento de salário ou de honorários.


CONHEÇA UM CURSO QUE PODE LHE AJUDAR A IMPULSIONAR SUA CARREIRA


Esses são alguns itens que tornam relevante o investimento constante na carreira profissional, nesse caso tendo apresentado aqui, seis aspectos que podem auxiliar na alavancagem da carreira, ao cursar uma pós-graduação, com maior foco em curso de especialização.


Veja em nosso outro post se o psicólogo precisa realmente fazer uma pós-graduação e os motivos para que ele opte por isso.


No próximo post será abordada a relação entre as pós-graduações e as competências duráveis, ou seja, o conjunto de habilidades específicas que nos trarão competências relativamente permanentes ou o mais permanente possível, a despeito dos processos de mudança que possamos iniciar ou sermos submetidos.


  • Google+ - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Black Facebook Icon

Rua João Regino, 474 - Parque Manibura - Fortaleza / CE - 085 3271-1692
© 2020 by IGC - Instituto Gestalt do Ceará