ACP
Abordagem Centrada Na Pessoa
Curso de Formação
INÍCIO PREVISTO PARA MARÇO DE 2024
"O que você deve ser, você está se tornando agora."
(Carl Rogers)
CERTIFICADO DO IGC
reconhecido por 29 anos
de excelência na formação
de profissionais.
120 HORAS - professores renomados e reconhecidos com titulação específica na área de humanismo.
Acreditamos que as pessoas são como as flores que, mesmo em condições adversas, encontram ou criam possibilidades de crescimento e de sobrevivência. Após a sobrevivência, vem a florescência, a autorrealização e a construção de uma vida fértil.
Se você também acredita nisso, então é como nós: humanistas!
Para quem é o curso?
Psicólogos, Médicos, Enfermeiros, Assistentes Sociais, e acadêmicos dos respectivos cursos de graduação a partir do 5º semestre.
Sobre o que é o curso?
Através da Abordagem Centrada na Pessoa fundamentada no Método Fenomenológico desenvolver em acadêmicos e profissionais as habilidades para facilitação dos processos para o desenvolvimento pessoal de clientes, relações interpessoais e grupos
Quanto tempo de duração?
Doze meses, um módulo por mês (aos sábados), aulas das 08h as 12 e das 14 as 18 h.
Quais temas serão abordados?
Fundamentos Filosóficos da ACP, Atuação Clínica, Psicopatologia Fenomenológica, Vivência do Grupo de Encontro, Educação Centrada na Pessoa, O Humanismo da Vivência LGBTQIA+.
Quem é o corpo docente?
Alexandre Quintela, Silvério Karwowski, Adriano Holanda, Aline Moita, Louisiane Siqueira, Mayara Viana e professores convidados.
REALIZAÇÃO
IGC
Instituto Gestalt do Ceará
ESTRUTURA DO CURSO
AGENDA
As aulas acontecem 1 final de semana por mês aos sábados (9h às 12h e de 14h às 18h).
Nova turma com início previsto para março de 2024.
CARGA HORÁRIA
64 horas de aulas modulares
32 horas de workshops (2 Workshops)
12 horas atividades complementares
12 Supervisão em grupo (online)
Total: 120 h
OBJETIVO GERAL
Formar profissionais em Abordagem Centrada na Pessoa para atuação nas áreas Clínica, Educacional, Social e em qualquer forma de atuação na qual a relação humana seja uma competência necessária.
MODALIDADE DAS AULAS
As aulas acontecem de modo
PRESENCIAL - para residentes em Fortaleza e ONLINE - para todo o Brasil.
PROGRAMA DO CURSO EM MÓDULOS
-
Fundamentos filosóficos - noções de fenomenologia e existencialismo
-
Filosofia dialógica - implicações Rogers-Buber
-
Conceitos básicos da Abordagem Centrada na Pessoa
-
Psicopatologia fenomenológica e abordagens humanistas
-
Workshop vivencial
-
Clínica na ACP – fundamentos e processo da psicoterapia
-
Principais Transtornos da Infância e da Adolescência e a perspectiva humanista
-
Sistemas íntimos - atendimento de casal e família
-
Relações de Poder e ACP: interlocuções com Rogers e Foucault
-
O humanismo da vivencia LGBTQIA+
-
Educação centrada na pessoa
-
Workshop vivencial
CONHEÇA O CORPO DOCENTE
Adriano Holanda
Graduado em Psicologia (1987), Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (1993) e Doutorado em Psicologia pela PUC-Campinas (2002). Pós-Doutorado em Psicologia (2003-2006, CNPQ/UnB) e Pós-Doutorado em Filosofia (2019, UFU). Professor Associado do Departamento de Psicologia, Orientador de Mestrado e Doutorado nos Programas de Pós-Graduação de Psicologia e de Educação na Universidade Federal do Paraná. Editor Chefe das revistas Phenomenology, Humanities and Sciences, Editor Chefe por 15 anos da Revista da Abordagem Gestáltica; e Editor Associado da revista Interação em Psicologia (UFPR). Coordenador do Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade (LabFeno-UFPR). Membro Colaborador do Círculo Latino Americano de Fenomenologia, Coordenador (2016-2020) e Vice-Coordenador (2020-2022) do Grupo de Trabalho Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia, ANPEPP). Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia, Fenomenologia Husserliana, Psicoterapias, Abordagens Fenomenológicas e Existenciais, Psicologia da Religião, História da Psicologia e Pesquisa Fenomenológica, Psicologia Clínica, Processos de Saúde/Doença, Psicopatologia e Saúde Mental.
Alexandre Quintela Ponte
Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2010) e graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2001). Atualmente é servidor público da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante - CE, atuando como psicólogo do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. Também é docente do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) em Fortaleza - CE. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Psicologia Clínica.
Mayara Pessoa Viana da Silva
Mayara Pessoa Viana da Silva, Psicóloga CRP 11/14301, Mestra em Políticas Públicas em Saúde pela Fiocruz, Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Estácio do Ceará, é palestrante (@psi.mayaraviana), possui formação em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Fiocruz, Especialista em Educação Popular e Saúde pela Fiocruz. Atualmente é Técnica da Casa da Mulher Brasileira do Ceará, equipamento que atende mulheres em situação de violência doméstica.
Nilton César Barbosa
Psicólogo pela Universidade Federal de Uberlândia (1998), mestre (2000) e doutor em Psicologia como Ciência e Profissão (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi professor do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - FAE (2001 a 2003). Professor do curso de Psicologia e de outros cursos de graduação do Centro Universitário do Triângulo - UNITRI (2000 a 2007). Professor do curso de Psicologia do Instituto Luterano de Ensino Superior ILES/ULBRA de Itumbiara-GO (2007 a 2009). Atualmente é professor associado do curso de Psicologia da Universidade Federal de Jataí. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, abordagem centrada na pessoa, psicoterapia experiencial orientada pela focalização e formação profissional.
Silvério Karwowski
Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Campinas com dissertação sob o título "O Método Fenomenolófico em Gestalt-terapia segundo formadores de gestalt-terapeutas", Especialista em Gestalt-terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo, Licenciado em Psicologia e Formado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Professor Universitário (Unitri/MG, FIP/MG, ULBRA/GO e UNICATÓLICA/CE, FANOR/CE, FLF/CE, Centro Universitário Estácio do Ceará, UNIFOR - Universidade de Fortaleza, FAS - Faculdade Ari de Sá, Unichristus), Diretor do IGC - Instituto Gestalt do Ceará, Editor Responsável do Boletim de Gestalt-terapia, Consultor de Empresas, Coordenou os Curso de Graduação em Psicologia da FAS - Faculdade Ari de Sá e da UNICATÓLICA, organizou Eventos Científicos na área de Psicologia, publicou artigos e livro sobre Gestalt-terapia e sobre psicologia.
Weslay Mendonça
Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Formação em Biodança pela Escola de Biodança do Ceará (EBC). Especialização (em conclusão) em Gestalt-terapia pelo IGC - Instituto Gestalt do Ceará. Experiências na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Psicologia fenomenológico-existencial, atuando principalmente em torno dos seguintes temas: plantão/ aconselhamento psicológico, identidades sociais, imigração para fins estudantis, estudos do preconceito, psicologia no ensino superior. Atualmente é psicólogo social-comunitário da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
Vivianne Mendonça de Lima
Mestre em Memória Social e Documentos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Formação em Gestalt-Terapia pelo IGC - Instituto Gestalt do Ceará. Especialista em Terapia Familiar e de Casal pela Faculdade Ari de Sá (FAS-CE). Especialista em Teoria Psicanalítica pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR-RJ). Psicóloga formada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Cofundadora do Instituto Versum-Saúde Mental em Rede. Atualmente é Vice Presidente da Associação Cearense de Terapia Familiar (ACTF). Professora em cursos de Graduação e Pós-graduação em Psicologia e Psicopedagogia. Psicóloga Clínica com ênfase Humanista (Gestalt-terapeuta) atendendo por intermédio da Abordagem Sistêmica: adultos, casais e famílias. Tem experiência na área de Gestão Acadêmica, Organizacional e Educacional/Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia das Relações Familiares; Psicoterapia de Casal; Psicologia do Desenvolvimento Humano; Psicologia do Imigrante/Intercultural (Refugiados, Apátridas); Memória e Corpo, Biopolítica, Resistência, Gestão de Pessoas. Executa trabalhos com Treinamento em Desenvolvimento de Pessoas e Palestras na área da Psicologia Educacional.
Investimento
PROMOÇÃO DE 30% PARA OS 10 PRIMEIROS INSCRITOS:
Para os 10 primeiros inscritos estamos disponibilizando o desconto de pontualidade de 30%, caso o pagamento seja efetuado até a data do vencimento, que é dia 30 de cada mês. Então as parcelas ficam 12x R$385.
Inscrição: R$120. Valor do curso: R$6.600,00 em 12 parcelas de R$550,00.
GARANTIR MINHA VAGA AGORA
A inscrição será deferida apenas após a confirmação do recebimento da taxa de inscrição.
As aulas começarão apenas se houver o mínimo de 20 inscritos.
Após o deferimento da inscrição, será necessário providenciar os seguintes documentos, que deverão ser entregues na secretaria do IGC: 01 foto 3x4, cópia do histórico escolar, cópia do diploma de graduação (caso graduado).
Observação: no caso de desistência do aluno, o valor da taxa de inscrição será devolvido apenas se a desistência estiver dentro prazo de uma semana a contar da data de inscrição, descontados os encargos financeiros, em acordo com a legislação vigente. Veja nossa política de cancelamento.