Curso de Formação em

Sexologia

e Terapia Sexual

INÍCIO PREVISTO
ABRIL DE  2022

WhatsApp-icone.png
CERTIFICADO DO IGC
reconhecido por 25 anos
de excelência na formação
de profissionais.
216 HORAS - professores renomados e reconhecidos com titulação específica na área de sexologia.
 
Para quem é o curso?
Psicólogos, Fisioterapeutas, Médicos, Enfermeiros, Assistentes Sociais, Todos da Área da Saúde, e acadêmicos dos respectivos cursos de graduação (2 últimos períodos).



Sobre o que é o curso?
Habilidades avançadas necessárias para avaliar e tratar as preocupações sexuais de indivíduos e casais. O foco do curso é aumentar sua consciência sobre a sexualidade diversa e as dificuldades sexuais, e como as questões da sexualidade surgem e são tratadas em contextos clínicos.



Quanto tempo de duração?
Dezoito meses, um módulo por mês (às sextas-feiras e sábados), 12h/aulas por módulo.



Quais temas serão abordados?
Transtornos Sexuais, Aspectos éticos e legais, Transgênero, Relações na internet e seus efeitos, Novas formas de casamento e Sexualidade na família Relações de gênero, cirurgia de redefinição de sexo entre outros.



Quem é o corpo docente?
Bárbara Braga de Lucena, Bruna Belo Ramos de Araújo, Catarina de Moraes Braga, Joice Martins de Lima Pereira, Marilia Maia Lincoln Barreira, Paula Biazetto Machado Sombrio e Rodrigo Gouvêa.
 

REALIZAÇÃO

IGC

Instituto Gestalt do Ceará

 

ESTRUTURA DO CURSO

AGENDA

As aulas acontecem às sextas (18:30 às 21:40) e sábados (08:00 às 12:00 e 14:00 às 17:40.
 

CARGA HORÁRIA

Possui um total de 216 horas, com 16 módulos de 12 horas/aula, mais 24 horas de atividades complementares.

OBJETIVO GERAL

Aprimorar a formação do profissional através de fundamentos teóricos e práticos da sexualidade humana, a fim de capacitá-lo a atuar com as complexidades inerentes à condição humana, promovendo melhor qualidade dos serviços por eles prestados, através de treinamento multidisciplinar e prático na área da Sexologia, e com a finalidade de habilitar os egressos para a atuação sistemática e fundamentada no estudo proposto.

 

PROGRAMA DO CURSO EM MÓDULOS

 

01- História da Sexologia e da Terapia Sexual

02- Bases anatômicas e fisiológicas da sexualidade humana

03- Teoria geral da sexologia

04- Sexualidade saudável - vivência para além da noção de normalidade

05- Fundamentos de psicoterapia e da psicoterapia sexual

06- Aspectos éticos e legais em sexologia e aconselhamento sexual

07- Transtornos Sexuais do Homem

08- Transtornos Sexuais da Mulher

09- Atuações Psicoterápicas em Transtornos Sexuais do Homem

10- Atuações Psicoterápicas em Transtornos Sexuais da Mulher

11- Temas atuais - Transgênero: aspectos jurídicos, sociais e psíquicos

12- Temas atuais - Relações na internet e efeitos na sexualidade

13- Temas atuais - Novas formas de casamento e sexualidade na família

14- Temas atuais - Solidão a dois e efeitos na sexualidade

15- Temas atuais - Política, relações de gênero e sexualidade

16- Workshop de encerramento - Relações de gênero e sexualidade humana

 

CONHEÇA O CORPO DOCENTE

Captura de Tela 2019-11-01 às 12.32.24 -

BÁRBARA BRAGA DE LUCENA

Mestre e Doutora pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com período de Doutorado sanduíche no Sexual Psychophysiology Laboratory, na Universidade do Texas - USA. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Professora dos cursos de graduação em Psicologia (Unichristus) e de pós-graduação em Sexualidade Humana e em Terapia Sexual da FMUSP. Atua como psicoterapeuta, pesquisadora e supervisora clínica, tendo como principais áreas de interesse: psicologia da saúde, psicoterapia, sexualidade humana e terapia sexual.

Prof. Bruna.jpg

Bruna Belo Ramos de Araújo

Psicóloga (CRP 04/57024). Graduada pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais- FCM-MG (2019); Pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); Pós-graduanda em Terapia Sexual (UNISAL); Certificação de extensão em Neurociências pela PUC-RS; Formação clínica em Terapia Cognitiva Sexual; Curso livre de Sexologia pelo Programa de Educação Continuada do Portal Educação (Estácio); Curso de Capacitação em Direitos Humanos e Cidadania: direitos das pessoas LGBTQIA+ e Identidade de gênero pela Secretaria de Estados de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC); Membro ligante da LEsex (Liga de educação sexual/RJ).

Catarina.jpg

Catarina de Moraes Braga

Médica psiquiatra pelo HC-UFPE - Hospital de Clínicas das Universidade Federal de Pernambuco, com Aperfeiçoamento em Sexualidade pelo IPq HC-FMUSP e Preceptora voluntária na residência de psiquiatria do HC-UFPE (ambulatório de saúde mental da mulher e sexualidade).

Prof. Joice.jpg

Joice Martins de Lima Pereira

Médica Ginecologista; Especialista em SEXOLOGIA pela FEBRASGO; Aperfeiçoamento em Sexualidade Humana e Terapia Sexual pela USP/SP; Terapeuta Cognitiva Sexual; Pós graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental; Diretora da SOCIEDADE GOIANA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA; Membro da Comissão Nacional Especializada em SEXOLOGIA da FEBRASGO.

Captura_de_Tela_2020-01-23_às_11.51.18.

MARILIA MAIA LINCOLN BARREIRA

Doutoranda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza, com financimento pela Capes. Mestra em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2015). Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2008) e Pós - Graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Christus (2011). Integrante do Laboratório de Estudos sobre os Processos de Exclusão Social (LEPES), vinculado ao Programa de Pos-Graduação em Psicologia da UNiversidade de Fortaleza (UNIFOR). Integrante do Grupo de Trabalho "Preconceito e Relações Intergrupais" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), no ano de 2018. Coordenadora do Grupo de Estudos em Gênero e Sexualidade, vinculado ao Curso de Psicologia da Uninassau Fortaleza Formada em Gestalt-Terapia com Crianças e Adolescentes pelo Centro de Desenvolvimento Humano (CDH) (2007) e em Orientação Profissional pelo Instituto do Ser (2009). Atua como psicóloga e psicopedagoga clínica de crianças, adolescentes, adultos e idosos, assim como consultora em Psicologia. Docente do curso de Psicologia da Faculdade Uninassau (CE). Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação, Psicologia Social e Identidade de Gênero e Diversidade Sexual.

Prof. Paula.jpg

Paula Biazetto Machado Sombrio

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em Orientação Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Ações em Gênero, Educação, Mídia e Subjetividade (NUGEMS) do PPGP da UFSC.

Prof. Raissa.jpeg

Raissa Telesca Arrial Cordeiro

Psicóloga (CRP 07/30123). Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental; Formação Clínica em Terapia Cognitiva Sexual; Mestranda em Psicologia Clínica (PUCRS); Formação em Terapia Comportamental Dialética; Supervisora da Formação em Terapia Comportamental Dialética do INTCC/Rio.

Rodrigo.jpeg

Rodrigo Gouvêa

Psicólogo (CRP-05/39795) pela UNESA-RJ; Atuação na área clínica há 11 anos, com atendimentos à adolescentes, adultos, casais, trisais e famílias; Especialização em Psicologia Junguiana (IBMR-RJ); Terapeuta de Família e Casal (PUC-RIO); Especialização em Sexologia Aplicada (INPASEX - SP); Arteterapeuta (INCORPORARTE - RJ); Membro associado à SBRASH (Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana); Ministra aulas e orientação em grupos de estudo sobre Sexualidade Humana (projeto em parceria com o Grupo Novos Ciclos); Supervisor clínico em sexualidade humana, questões de gênero e orientação sexual; Estudos em Terapia Afirmativa; Voluntário de suporte psicossocial do Projeto Aurora (inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho formal); Ministra palestras com temas para casais, família, sexualidade humana e outros; Coautor dos livros: O poder da estima – Ed. Conquista, Estudos em Sexualidade – Vol. 2 – Ed. Inpasex e Autoamor 2 (lançamento em junho de 2021) – Ed. Conquista.

Investimento

Aluno

R$100,00 - inscrição * Mais 16 parcelas de 500,00

Profissional

R$120,00 - inscrição * Mais 16 parcelas de 550,00

30% de desconto para os 10 primeiros inscritos - Corre!

GARANTIR MINHA VAGA AGORA

WhatsApp-icone.png

A inscrição será deferida apenas após a confirmação do recebimento da taxa de inscrição.

As aulas começarão apenas se houver o mínimo de 20 inscritos.

Após o deferimento da inscrição, será necessário providenciar os seguintes documentos, que deverão ser entregues na secretaria do IGC: 01 foto 3x4, cópia do histórico escolar, cópia do diploma de graduação (caso graduado).

Obs: no caso de desistência do aluno, o valor da taxa de inscrição será devolvido apenas se a desistência estiver dentro prazo de uma semana a contar da data de inscrição, descontados os valores financeiros.