"Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?"

(Confúcio)

Confira nosso corpo docente

Mestre em psicologia pela Universidade de Fortaleza com foco nas perspectivas temporais e vivenciais do envelhecimento humano. Psicólogo pela Universidade de Fortaleza. Membro do Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre, OTIUM, inserido no programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Formação Clínica em Gestalt-terapia pelo Instituto Gestalt do Ceará. Coordenador do Curso de Psicogerontologia Social do IGC.

BRUNO PONTUAL DE LEMOS CASTRO

Professor-pesquisador do Laboratório de Educação Profissional na Atenção à Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fiocruz. Psicólogo pela PUC-RJ. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DANIEL GROISMAN

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC. Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Psicólogo (CRP 11/06468), com especialização no âmbito da Terapia Cognitivo-Comportamental.

FELIPE TEÓFILO PONTE

Doutoranda em Desenvolvimento e Perturbações na Linguagem pelo Universidade Fernando Pessoa - Pt. Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Saúde do Idoso pelo Centro Universitário Christus. Psicóloga (Unifor) atuante na clínica com público idoso no contexto individual e grupal. Formação em Tanatologia. Formação clínica na perspectiva humanista fenomenológica. Membro do Iphe Ce.

FERNANDA XAVIER SANTIAGO MARINHO

Professora Titular do Departamento de Antropologia da UNICAMP, possui graduação em Ciências Sociais (1973), mestrado em Ciência Política (1977), doutorado em Ciência Política (1986) pela Universidade de São Paulo, e estudos de pós-doutorado no Department of Anthropology, University of California, Berkeley (1989-1990).

GUITA GRIN DEBERT

Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Psiquiatria e Saúde Mental. Especialista em Docência do Ensino superior. Psicóloga pela Universidade Estadual da Paraíba. Possui formação em Psicologia clínica hospitalar. Psicóloga do Hospital São Camilo de Lélis (Mossoró-RN). Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Diocesana de Mossoró. Especialização em Psicologia aplicada à educação.

KALYANA CRISTINA FERNANDES DE QUEIROZ

Fisioterapeuta. Doutoranda em Saúde Coletiva - Universidade de Fortaleza- UNIFOR. Mestre em Psicologia na Universidade de Fortaleza- Unifor. Especialista em Traumatologia e Ortopedia com Ênfase em Terapia Manual . Formação em Dança. Atua principalmente nos seguintes temas: postura, saúde do idoso e doenças crônicas.

LEILA MARIA DE ANDRADE FILGUEIRA

Mestre e Doutora em Psicologia em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Professora da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) - (Fortaleza-CE/Brasil).

LISIEUX D'JESUS LUZIA DE ARAÚJO ROCHA

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em gerontologia pela Universidade Estadual do vale do Acaraú, Mestre em ciências da educação  pela Universidad Americana. Professora de ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Coordenadora do Grupo Raízes da Vida do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

MAIRA ELISA GRASSI DE SÁ

Médico pela UFC - Sobral. CRM 13249. Especialização em Ultrassonografia pela Faculdade de Tecnologia em Saúde FATESA/EURP - Ribeirão Preto. Especialização em Geriatria pela Faculdade de Ciências Médicas - IPEMED - São Paulo.

MILTON BOTELHO NETO

Psicóloga, analista do comportamento (CRP 11/10232). Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza, com foco no estudo sobre o envelhecimento humano, aposentadoria e políticas públicas para idosos. Membro do Laboratório OTIUM - Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre. Bolsista FEQ (2016-2018). Fundadora do Clube Viva - Centro-dia para idosos.

PAULA PAMPLONA COSTA LIMA